(FOTO/Fernanda Durão)
O secretário-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Aguinaldo Fenelon foi o entrevistado desta terça-feira (10), no programa Assembleia na TV Debate. Fenelon integra o Juizado do Torcedor em Pernambuco junto com outros promotores de Justiça do MPPE. Durante o programa ele falou sobre as novas mudanças do Estatuto do Torcedor, sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A elaboração das novas regras do Juizado do Torcedor levaram quase um ano e meio sendo discutidas. O estudo foi feito minuciosamente com o intuito de punir com mais rigor os infratores. “No futebol tem que existir sensibilidade, pois futebol é emoção”, declarou Fenelon.
Entre as mudanças aprovadas estão: Toda torcida organizada deverá cadastrar seus membros. Se um dos associados cometer alguma penalidade dentro do estádio ou até a chegada ao campo a torcida responderá por isso junto ao membro; A torcida organizada que promover tumulto não poderá comparecer aos jogos pelo prazo de até três anos. A mudança também vale para árbitros e dirigentes que manipularem os resultados das partidas, eles poderão pegar pena de até seis anos de prisão; O cambista que for pego vendendo ingressos poderá ficar detido por até dois anos. E quem fornecer os bilhetes dos jogos ao cambista também será punido em até quatro anos.
Segundo o promotor de Justiça Aguinaldo Fenelon, Pernambuco é o estado pioneiro a utilizar o Estatuto do Torcedor nos estádios e o menos violento no quesito torcida, se comparado a outros estados brasileiros. “O Brasil será sede da Copa em 2014 e deverá estar preparado para receber torcedores de todo o mundo, com essas alterações acredito que a gente vai dar um basta na violência dentro dos estádios desse país”, concluiu.
Quando perguntado se a pena para a prática do cambismo (venda ilegal de ingressos) seria exagerada, o promotor respondeu que não: “É um desrespeito ao torcedor que ama o futebol e tem que pagar um valor mais alto do que o vendido na bilheteria”, afirmou.
O programa irá ao ar nesta quarta-feira (11), no canal 22, à 00h30. E será reprisado na quinta-feira às 11h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário