terça-feira, 2 de março de 2010

Trote facultativo

Qual definição exata para esse tipo de “brincadeira” e porque agir dessa forma para recepcionar os novatos? Talvez quem já passou por algum trote violento, saiba responder a essa pergunta. Todo começo de ano é assim, jornais do Brasil inteiro mostram cenas cruéis de calouros recebendo o trote que são aplicados pelos alunos antigos, e quem se negar a receber, corre o risco de ser ameaçado durante o decorrer do curso inteiro.
Os veteranos dão como pena para os novatos, a não participação deles em festas da faculdade e também ficam sujeitos a sofrer ameaças durante todo o período acadêmico. Os trotes na maioria das vezes são realizados por alunos do curso de Medicina, e Medicina veterinária, na sua grande maioria de universidades particulares, onde o valor da mensalidade custa em torno de R$ 4.000,00 reais. Agora fica em evidência a resposta da pergunta acima, o trote é feito por “filhinhos de papai” os mesmos jovens que cometem o trote, são aqueles que procuram brigas em boates a noite, são os mesmos que bebem sem controle e cometem infrações de trânsito, enfim, não têm a minima educação e responsabilidade social.
Como pessoas que agem dessa forma durante a faculdade, se formarão e terão um diploma? Como dar reconhecimento a um médico que tem este tipo de comportamento? Há alguns meses atrás passou nos principais jornais do país, cenas de alunos de medicina entrando em um hospital e soltando bombas dentro dele, assustando os pacientes que estavam internados no hospital, e toda a equipe médica.
Semana passada a mídia publicou a briga de dois médicos quando tentavam fazer um parto cesariano, enquanto um médico se preparava para dar inicio ao procedimento, a sala foi invadida por outro que interrompeu a cirurgia, afirmando que era ele quem deveria fazer o parto, pois ele estava escalado no plantão do dia. Talvez, esses mesmos médicos participavam desses trotes facultativos, pois não tiveram em momento algum o respeito com o próximo e a responsabilidade de salvar uma vida, a mesma responsabilidade que deveria se ter quando adentram na universidade.
O fim para esse tipo de ato violento só chegará, quando forem adotadas medidas mais drásticas, como punição para os participantes dessa brincadeira violenta. Tanto a faculdade quanto o governo deveriam estudar uma forma de combater os trotes, caso contrário, todo começo de ano vamos ver as mesmas manchetes nos jornais.

Fernanda Durão






Contador Grátis

Um comentário:

Renatinha Lira ♥ disse...

Tu ainda usa isso, bolteia usar!