quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Justiça de forma rápida

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), dá início aos preparativos para o Juizado da Paixão, a frente dessa iniciativa está o promotor de Justiça e secretário-geral do Ministério Público Aguinaldo Fenelon. Durante a Semana Santa o Juizado irá atuar no maior espetáculo teatral do mundo, em Nova Jerusalém, a maioria dos processos são de âmbito civil, como problemas com som alto e pessoas que foram prejudicadas na compra de ingressos. “O juizado tem um papel relevante e atende a todos que precisam, dessa forma a justiça passa a ter mais credibilidade quando está mais próxima da sociedade”, declara Fenelon.
O mesmo ocorre com os outros Juizados, a exemplo do Juizado do Folião que em 2010 esteve nos pólos de folia – Galo da Madrugada e Olinda - pelo seu terceiro ano consecutivo. Desde sua criação os casos de violência durante o período carnavalesco diminuíram significativamente.
Este ano o Juizado do Forró completa seu segundo ano de existência, o núcleo fica instalado em Caruaru, durante os festejos juninos, todas as ocorrências que vão de lesões corporais leves, a pequenos tumultos são resolvidas na hora pelos promotores de Justiça. Dependendo dos casos, as penas variam entre prestação de serviços comunitários a e aplicação de multas que chegam entre RS 30,00 e R$250,00, revertidas em prol de hospitais.
O Juizado do Torcedor está presente em todos os jogos na capital pernambucana, e em algumas cidades do interior do Estado. O trabalho é dentro dos estádios e no raio de cinco quilômetros fora deles. Está em estudo levar o Juizado e a Polícia para dentro dos ônibus em dias de clássico, já que é onde ocorre os maiores números de depredação de coletivos e do patrimônio público.

Fernanda Durão

Nenhum comentário: